<i>RTP</i> dá cobertura a iniquidades

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP enviou à direcção de programas da RTP uma carta onde expressa o seu repúdio pelo conteúdo da reportagem Empregado Precisa-se, no âmbito do programa Linha da Frente, transmitido pela televisão no dia 13 deste mês. Em causa estão as referências feitas à Inarbel – Indústria de Malhas e Confecções Lda, de Marco de Canaveses (já apresentada como uma empresa de sucesso numa reportagem da Antena 1, em Maio de 2009).

Acontece que a Inarbel é uma empresa com uma «conduta de sistemático incumprimento dos direitos laborais dos seus trabalhadores, pagando de forma deliberada salários inferiores ao Salário Mínimo Nacional». Esta prática foi mesmo confirmada pela Autoridade para as Condições de Trabalho em Junho deste ano, na sequência de uma pergunta dirigida pelo PCP ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Esta situação foi também denunciada pela organização do PCP no Vale do Sousa e Baixo Tâmega em conferência de imprensa, à qual a RTP não compareceu.

A empresa integra a direcção da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e emprega cerca de 170 trabalhadores, tendo recebido, no ano passado, 500 mil euros do Estado. «Tudo isto é do conhecimento público, e qualquer Grande Reportagem digna dessa designação não pode deixar de tomar em conta estes dados», afirma o PCP, que entende que a RTP deveria divulgar a «realidade mais sombria» da Inarbel – uma empresa que, «procurando publicidade gratuita, faz afirmações hipócritas relativamente à moral dos trabalhadores, ocultando a sua própria iniquidade sob a capa de uma pretensa superioridade patriótica e empreendedora».



Mais artigos de: PCP

Defender a indústria têxtil

Num jantar em Guimarães, no âmbito da campanha Portugal a Produzir, Jerónimo de Sousa afirmou que a indústria têxtil e do vestuário não tem que estar condenada. Mas para isso é necessário mudar de política.

PCP promove candidatura

O PCP promoveu, anteontem, uma iniciativa de apoio à candidatura da Arrábida a Património Mundial. Jerónimo de Sousa sublinhou o potencial do território e defendeu «o uso mais racional e estratégico dos seus recursos naturais».

Restrição à propaganda é inconstitucional

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto emitiu um acórdão no dia 11 de Outubro onde dá razão ao PCP no que se refere às limitações impostas pela Câmara Municipal à colocação de propaganda política. Afirma o...

Dar mais força à luta

A X Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP, realizada no sábado, assumiu como prioritária a intensificação da luta contra a política de direita e a mobilização para a Greve Geral de 24 de Novembro.

Prioridade ao reforço orgânico

Quatro anos volvidos, e com a participação de cerca de uma centena de delegados e convidados, a Casa do Povo de Beringel, devidamente engalanada com a exposição comemorativa dos 35 anos da Reforma Agrária, recebeu, no passado dia 2 de Outubro, a XI Assembleia...

A água é de todos!

Prossegue em Coimbra a campanha do PCP A água é de todos! Não pode ser um negócio. Lançada ainda antes da Festa do Avante! Pela Comissão Concelhia local do Partido, a campanha consta da recolha de assinaturas dos cidadãos do concelho contra a privatização da...

Resistir!

Em comunicados dirigidos aos trabalhadores da ANA – Aeroportos de Portugal e do Metropolitano de Lisboa, o PCP acrescenta razões para a resistência a esta política. Os comunistas explicam em quanto é que cada trabalhador «está a ser roubado»: todos os trabalhadores...